quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

ALGO ME INTRIGA NO SER HUMANO:
A CAPACIDADE DE SER MEDÍOCRE,LEVIANO E OPORTUNISTA.

Lembra,leitor, no antepenúltimo post, em que eu dizia que algo me incomodava,me intrigava?Pois bem, existe mesmo, e se chama capacidade.Vamos pro dicionário:

CAPACIDADE.s.f.(lat. capacitas).1.Fig. Qualidade do que é
capaz.
*Dir
. Estado de alguém que a lei considera
qualificado para desempenhar determinado papel ou executar um ato.

Talvez você não esteja entendendo bem isso,mas não vai ser difícil de compreender na medida que eu for explicando e resenhando acerca do tema acima.Como pode vislumbrar, a capacidade é algo que,ao meu ver, é inerente ao homem.Não acredito que exista na face da Terra um único ser humano que seja incapaz para seja lá o que for.TODOS são capazes.De quê é que são elas.Mas como o tema é vastíssimo,me atenho a capacidade de ser medíocre,leviano e oportunista.
.
Foi Getúlio Vargas, presidente do Brasil nos anos 30, quem soltou a seguinte pérola:"Eu não sou um oportunista.Mas se o cavalo passar encilhado,eu monto". Nossa,grande verdade...Não adianta dizer que não, presidente,mas foi oportunista sim! E partindo dessa premissa, eu digo que a pessoa que tem esse pensamento, além de oportunista é medícore e leviano.E temos bastantes exemplos por aí.E não faço questão nenhuma de coadunar com esse pensamento um tanto quanto pequeno-burguês.
.
E o engraçado que há tempos queria dissertar sobre isso,sobre essa capacidade quase infantil do brasileiro em ser tão tentado a tais 'qualidades'.E hoje, apesar da chuva que caía sobre a cidade, eu cheguei no horário ao trabalho e um funcionário teve o seguinte diálogo comigo ao entrar na sala onde eu estava:

- Uai, dormiu na Prefeitura?
- Claro que não,por quê?
- Porque chegou cedo,já está trabalhando...
- Mas você também já não chegou?
- Ah,mas olhe o meu cargo e olhe o seu...
- Não vejo diferença nenhuma.Gosto de cumprir os meus horários.
- Ah,vai ser líder nunca.Todo líder chega atrasado.Tá vendo, só você chegou cedo...
- Eu gosto de cumprir meus horários,não me preocupo com os outros.Eu sou assim e pronto.

Daí ele saiu e fiquei um tempo pensando...Por que essa falsa idéia de que toda pessoa "fodona" tem que ser arrogante e impontual? Juro que não consigo visualizar isso em nenhuma liderança que se preze.Até onde eu sei, os grandes,os grandes mesmo, são sempre pontuais e trabalham muito.Acho que a mediocridade repousa justamente aí, naqueles que 'se sentem' líderes.E 'se sentir' é bem diferente de 'ser' líder.Eu vejo um grande abismo separando esses dois sentidos.E tem mais:os que usam desses artifícios são justamente aqueles que não podem se afirmar em nada, porque não têm outra coisa além da aparência de 'ser alguém'.
.
E,como disse acima,mediocridade anda lado a lado com o oportunismo,porque ambas são parceiras.Todo medíocre faz uso do oportunismo,porque é tão 'mais ou menos' que lhe falta algo para concretizar determinada tarefa.Daí fica à espreita para que a qualquer momento, surja algo que lhe dê um up, uma levantada de bola.Porque se fosse esperar pela sua sabedoria,inteligência e esforço, sua mediocridade viria à tona.No caso do maldito oportunismo, aquela fica latente,só surgindo com o passar do tempo,porque o verdadeiro medíocre uma hora tomba, e dificilmente se levanta.
.
A leviandade é outra 'praga' que capacita muita gente.Começa nas sentimentalidades e termina nos negócios.Muita gente que conheço perde tudo,inclusive o amor-próprio, em função da leviandade.Atos sem pensar colocam pessoas em situações devastadoras, cujas consequências podem ser irremediáveis. E para mim, que somente a morte seja irremediável...
.
Pois bem, falei,falei e acho que ainda falta muito para ser dito a respeito dessas palavrinhas tão nojentas e que,infelizmente, permeiam todo o nosso meio social.Até porquê os sentimentos estão deturpados, e as pessoas ,fingidas.E ser bom,honesto e inteligente não são qualidades das mais apreciáveis.Talvez seja por isso que a cada dia me aproximo mais do ostracismo.Não falo de forma radical,mas não tenho acreditado muito na humanidade e, consequentemente, não faço muita questão de estar na high society...E na bela voz de Elis podemos cantar:
.
"Tá cada vez mais down, a high society..."
.
Pra finalizar, é preciso dizer que bom mesmo é ser medíocre,oportunista e leviano.O resto, é ser bobo demais para esse mundo cão...

.

:(

2 comentários:

Anônimo disse...

isso me lembrou uma frase: "chefe é aquele que só chega atrasado quando você chega na hora e que só chega cedo no dia em que você atrasa"

esse tipo de chefe nunca dura muito. Maquiavel já disse maquiavelicamente: respeito é ser amado ou temido, nunca odiado. como ser um chefe temido hoje em dia dá cadeia, acho que não resta muita escolha, não?

textinho amargurado hoje...mas ó, liga não, se esse povo não presta então não fique P da vida por causa disso.

Beijos

Unknown disse...

nossa, fiquei indignado com a mediocridade do seu colega de trabalho...

não só dele... o povo brasileiro tem que deixar um pouco de ser "brasileiro"... por isso não vamos pra frente nunca.