quarta-feira, 14 de maio de 2014

Momentos me lembram músicas,

músicas me lembram momentos...

Como esta frase faz sentido! Esses dias eu estava com tanta vontade de lembrar de algumas pessoas que comecei a escutar algumas canções e meu coração ficou bem apertadinho. São tantos momentos, tantos rostos, tantos sorrisos e, muitas vezes, tantas lágrimas, que relembrar me faz trazer à tona todas as emoções que outrora vivi. Não sei você, caro leitor, mas eu tenho um pouco disso, de ser melancólica, nostálgica e masoquista! Haha! Sim, tenho isso de escutar uma música só para lembrar de algo que já passou ou de sentir um pouco mais de perto uma determinada pessoa querida. E isso dói porque a pessoa não está por perto, apenas nos pensamentos...

Queria que a vida tivesse mini  flashbacks (Haha! Lembre aqui) só para eu poder sentir melhor a presença da pessoa, dos lugares e dos perfumes do passado. Às vezes o passado está bem pertinho, como o ontem, mas mesmo assim eu quero sentir novamente. Acho que isso não é exclusivamente meu, porque sei que muitos desejam isso, é do ser humano. Há pessoas menos nostálgicas e pensativas, mas faço parte do grupo daqueles que sofrem mas fazem questão de sentir tudo de novo, mesmo que mentalmente. E a música tem esse poder, né não? Eu acho.

E foi pensando nisso que resolvi compartilhar com você um pouco dos meus momentos marcantes:



Sim, Leandro & Leonardo. Não riam, não façam chacota. Tá, tudo bem, podem rir, se espantar, mas já me peguei escutando novamente esta canção só para lembrar da época em que minha irmã e eu estudávamos à noite e meu pai ia nos buscar todos os dias no colégio. Lembro bem que foi a época em que essa dupla estourou no país inteiro... Minha irmã e eu morríamos de vergonha porque meu pai escutava esse tipo de música...rs Para a gente era pagação de mico, sabe?  Hoje vejo de maneira diferente, especial... É o tipo de música que ele gosta e tenho que respeitar. Sem falar que me traz à memória o cuidar de um pai, a disposição em trabalhar o dia inteiro e ainda ter forças para ficar acordado até às 22h para buscar as filhas na escola. É amor de pai, só isso...



Esta canção lembra minha infância. Lembro quando já morávamos aqui no Espírito Santo e meu pai sempre viajava com a gente para as Minas Gerais, lá no interiorzão onde morávamos. Sinto saudades do tempo em que minha única preocupação era chegar o natal e aguardar pela boneca Meu bebê, da Estrela (veja aqui qual é), que eu nunca ganhei. Até hoje eu falo para minha mãe que esse é o meu grande trauma de infância...rs Todo natal, dia das crianças, era a mesma coisa: eu esperava pela boneca da Estrela que nunca chegava... Minha mãe sempre vinha com uma outra e eu tinha que me contentar com outras alternativas. Ela dizia que não tinha condições de comprá-la... De todo modo, eu lembro bem que nunca fiquei sem presente em datas especiais. Isso que importa.



Esta canção me arrepia até hoje. Meu Deus, como foi difícil! Ela me faz lembrar o ano de 2005... Meu Deus, foram momentos tão difíceis! Eu em BH, estudando sozinha para um concurso público que parecia um sonho! Foram apenas quatro meses de estudos em casa, sem cursinho, mas com o direcionamento de Deus. Foi Ele quem me deu a força que eu precisava. Lembro tanto dos momentos em que eu me trancava no quarto, na casa dos meus tios, e lá permanecia isolada de tudo e de todos. Foram tempos dolorosos, mas proveitosos. O que mais sinto falta é da garra que eu tive naquele tempo, quando a grana era bastante curta e a vitória parecia tão longe... O CD "Esperança", da banda gospel Diante do Trono, quase furou, de tanto que eu o escutava. Horas e horas de estudos e momentos de oração. Tudo valeu a pena, porque fui nomeada no concurso que eu tanto  almejei naquela época. E  até hoje, quando fecho os olhos, esta canção me faz lembrar daquele momento. Sinto até o cheiro do almoço que eu mesma preparava, do cobertor que me cobria nos dias frios, da condução que eu pegava para ir ao centro da cidade... Só agradecimentos, porque minha vida mudou muito de lá pra cá. Pode ainda não ser a ideal (e existe uma vida ideal?), mas hoje posso fazer muitas coisas que nem imaginava que conseguiria fazer.


Esta canção me remete ao ano de 2007... Meu aniversário. Estava ainda morando no Pará. Lembro bem que minha amiga Nana e a pastora Adriana foram lá em casa, juntamente com outros amigos, para comemorar meu aniversário. Pediram para eu escolher uma canção e eu escolhi esta. Cantamos. Foi uma noite tão agradável... Sempre que a escuto eu lembro das pessoas que ficaram naquela cidade, da amizade que fiz, dos momentos dolorosos que eu e minha família superamos. Agradeço muito a Deus por tudo que vivi, porque foram nesses momentos que eu descobri a força que eu achei que nunca seria capaz de ter. A vida segue...












Estas canções são  tão, tão especiais! Elas me fazem lembrar o início do meu namoro com o Evandro, nos idos de 2007... Nossa, escuto estas canções e me lembro de todos os nossos momentos... Fecho os olhos e consigo até ver a paisagem que abraçou nosso encontro lá no Pará, quando eu ainda morava pelas bandas de lá. Estas canções me fazem lembrar o gosto do mousse de cupuaçu, o Bambu Restaurante, o Hotel Del Príncipe, o atraso do voo da TAM (você não está entendendo nada, né?)... Haha! Outro dia ele até me propôs voltar em Marabá só para revivermos aquele nosso momento... Quem sabe um dia não concretizamos isso, né?



Ah, esta canção... Uma das minhas preferidas para os momentos em que estou preparando alguma coisa na cozinha... Acho que elas têm cheiro de baunilha! rsrs Pois é, gosto de ouvir clássicos enquanto cozinho. Sei lá, sensação de chef, como se eu estivesse dentro de um filme, como "Antes do pôr do sol", "Meia-noite em Paris", "Sob o sol da Toscana" (veja aqui aqui e aqui quem são eles)... E por aí vai! Hahaha! Ok, podem rir de mim...rs Quando não é Piaf, é Nina Simone. São minhas divas para os momentos de inspiração! Haha! E sempre que as escuto, dá vontade de correr para a cozinha e bater um bolo...rsrs Pode isso? Pois é, nem Freud explica... Hahahaha!




Haha! Esta canção me lembra as viagens que faço com o Evandro aqui no ES...rs Sempre escutamos Pitbull. Faz parte da nossa top list! rsrs




Haha! Esta canção me lembra minhas sobrinhas! Em janeiro minha irmã veio para cá com elas e passeamos bastante. Fomos em restaurantes, jogamos boliche, fomos para a praia, parque aquático e fomos ao cinema. Sempre que escuto esta canção bate uma saudade imensa delas! E então vejo o quanto devemos aproveitar os momentos e as pessoas que amamos. Elas gostaram tanto do filme "Frozen - Uma Aventura Congelante", que decoraram a canção e cantavam para mim no whatsapp...rs  Foram momentos muito bons que a canção me faz relembrar sempre que a escuto...




Esta canção me faz lembrar um momento recente... Sempre que o Evandro está longe e escuto alguma canção que ele compartilhou comigo, sinto uma saudade sem tamanho! Às vezes até evito escutá-la, ou então, quando quero mesmo sofrer (haha!), coloco a canção, borrifo no braço um perfume que ele deixa sempre aqui e é o meu preferido,e choro de saudade... Difícil compartilhar isso com você que nem sei de onde é, nem sei se me quer bem ou não, mas isso é uma forma de conversar comigo mesma, de registrar o quanto devemos valorizar os momentos, as pessoas. Quando elas (as pessoas) viajam e ficam um dia sequer longe da gente, a saudade é grande e a vontade de sentir novamente a presença é maior ainda. Quando chega o dia da volta, tudo fica azul, e a canção que antes nos fez chorar vai ser o embalo do abraço apertado. É assim que sinto, é assim que vivo.

É isso.

Como já está tarde e ainda tenho tantas coisas para fazer ainda hoje, vou ficando por aqui. Isso foi apenas um aperitivo...rs São tantas canções, tantos momentos... Quando tiver mais tempo vou postando por aqui outras canções que me lembram momentos... Para a posteridade! Haha!

Beijos,

Ange :)


Nenhum comentário: