domingo, 19 de agosto de 2007

"Amanheci em cólera.Não, não, o mundo não me agrada.A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo.E o amor, em vez de dar, exige.E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam.Mentir dá remorso.E não mentir é um dom que o mundo não merece..."
.
clarice lispector
....................................
Lispector quando escreveu isso talvez não tivesse a noção de tamanha verdade! Eu olho o mundo ao meu redor e realmente nada me agrada.Talvez seja um pessimismo dilacerante,melancólico e até mesmo egoísta,mas é o que sinto e penso. Não quero me adequar às convenções de uma sociedade que não me oferece nada além de segregação e mesquinhez.
.
Desde que eu me tornei um ser pensante,como dizem os filósofos, eu não parei mais de questionar situações, caras e bocas e comportamentos desses mortais que se dizem viver em sociedade.A sensação que tenho é que o tempo todo sou cobrada a agir como A ou B. E isso me irrita grandemente. Não nascemos a partir de fôrmas de bolo! Tanto que Deus nos fez tão diferentes uns dos outros. Temos no mercado gente pra todo gosto: narizinho arrebitado, narizinho chato, olho verde, olho castanho, perna grossa,perna fina...Tem-se de tudo! Mas pra mim isso é irrelevante. O que conta mesmo são atitudes e trejeitos diante do que presenciamos no dia-a-dia.
.
Quando estou naqueles dias péssimos, em que parece que nada vai dar certo, não tem coisa mais agradável do que estar ao lado de pessoas prestativas e educadas. Onde? Cadê? Não tem! Sei, sei, nem sempre sou um anjo de candura, mas me esforço. E vejo pessoas que não estão "nem aí" , porque parece que são casca grossa desde o berço, fazem questão de ser mal educados mesmo!
.
E eu noto que o mundo já se adequou ao padrão ISO de desqualificação total! Estamos cercados de incompetentes. Não falo de profissionalismo, mas de atitudes boas. O mundo tá sitiado por pessoas incompetentes para amar, sorrir, agradar, ajudar e até mesmo para viver! Algumas pessoas têm preguiça de viver! Vivem como se isso fosse pouco, querendo mais...Mas mais o quê? Deus nos deu a chance de estarmos aqui nesse mundo.Aproveitemos ele,não? Penso que sim.
.
Sei que não sou perfeita. Quem escreve esse texto também tem dias ruins... Mas não é por isso que vou sair por aí agredindo as pessoas gratuitamente, como se elas fossem culpadas pelos meus dissabores. Se todos pensassem assim, talvez teríamos momentos mais agradáveis durante o dia.
.
Sempre questionei se valia mesmo a pena morar em sociedade. Há mais de dois anos que resido aqui no Pará, e ainda hoje eu transito em lojas,cabeleireiros, mercados e as pessoas perguntam onde eu moro, se me mudei para cá recentemente... Vejo tanta coisa podre que não tenho muita vontade de estar em sociedade. Não sei se é uma boa. As pessoas se aproximam de você pelo que você pode efetivamente oferecer! Quando sabem a minha profissão começam a me tratar bem, bajular,até. E eu não quero ser aceita pelo que eu tenho de bens materiais, mas pelo que sou!
.
Ah, quero mais falar disso não.Chega!

Um comentário:

Unknown disse...

ISO de desqualificação foi ótimo...rsrs

pois é, o mundo está cheio dessas pessoas que fazem questão de serem assim... transtornos na vida dos outros... barreiras... ínguas... rsrs

ahhh, os interesseiros ainda mais... putzzz... se falar que é parente do Silvio Santos, colocam até um tapete vermelho pra você pisar...rsrs hipocrisia é a palavra do mundo!