sábado, 26 de fevereiro de 2011

MAIS COMUM DO QUE SE PENSA

Olá!
Fim de semana chegou e a minha vontade de escrever também! Aliás, sempre tenho vontade de escrever, mas o meu tempo não tem sido o mesmo, como já expliquei por aqui. Novas responsabilidades no trabalho é = pouco tempo de lazer (meio desculpa esfarrapada de quem está sem assunto...rs). Mas, enfim, cá estou novamente para falar com vocês. Adorooo!

Bom, muito se falou sobre a aposentadoria de Ronaldo "Fenômeno" (veja aqui), mas, mesmo após duas semanas da grande revelação (óóóóó), estou aqui para prolongar mais um pouco sobre um dos assuntos revelados por ele para justificar essa aposentadoria tão precoce: o hipotireoidismo (leia também aqui e aqui).

E aproveito a oportunidade para dizer a vocês que eu também sofro desse mal. Sim, há 03 anos eu descobri que possuo esse distúrbio. Desde que, por acaso, eu descobri, tudo que acontece comigo eu associo logo ao problema. Aliás, não são poucos os problemas, porque até hoje os endocrinologistas pelo qual passei (mudei de cidade 03 vezes, daí você imagina como isso é difícil) não conseguiram fazer o ajuste da dose da medicação.

A minha tireóide (cuma?? conheça quem é ela aqui) não funciona. Simplesmente ela parou. Tudo isso foi descoberto durante uma consulta médica, quando relatei alguns sintomas (cansaço, falta de motivação para realizar tarefas que dispendiam uma concentração maior, ganho de peso rápido, inchaço...) que estavam me incomodando há tempos. O médico, após apalpar a região do meu pescoço, sentiu uma alteração na glândula e, mais que depressa, pediu uma ultrassonografia. Desde então, todas as manhãs, religiosamente, logo quando acordo, eu reponho o hormônio levotiroxina sódica no meu organismo. Comecei fazendo uso da dosagem de 25mcg, depois 50, 75 e, atualmente, 100mcg. Não sei onde isso vai parar, mas no dia 16/03 eu tenho consulta marcada com uma endocrinologista daqui de Linhares/ES, que espero haver empatia, porque não aguento mais trocar de médico.

Hoje, devido a minha dosagem ainda não ter se estabilizado, volta e meia os sintomas retornam. Muitas pessoas não dão muita importância ao problema, mas o mal funcionamento da tireóide pode ocasionar sérios riscos de saúde, e mais: muitos possuem o problema e não sabem, já que é algo mais comum do que se pensa. Por isso, leitor, se estiver sentindo alguns dos sintomas descritos aqui, procure orientação médica, porque às vezes você está acometido por um problema que pode ser combatido com a medicação correta.

Até hoje nenhum endocrinologista conseguiu dizer o motivo que me levou a ter essa disfunção, já que não há nenhum caso na minha família, salvo uma prima. Como as causas variam muito, fica difícil descrever os motivos corretamente. Mas, enfim, minha vida é normal, e hoje já é automática a ingestão do comprimidinho todas as manhãs, em jejum. Dificilmente eu o esqueço. Quando viajo, é a primeira coisa que lembro de levar na bolsa. E se esqueço, corro na farmácia para comprar meu hormônio. Talvez o grande medo seja a sensação de inchaço, que tanto odeio.

E a título de curiosidade, muitas celebridades, além do Ronaldo, possuem o problema e têm uma vida bem saudável, como é o caso de Débora Secco, Sabrina Sato, Cláudia Raia e Iris Stefanelli (veja aqui). Meus endocrinologistas sempre puxaram minha orelha por eu não fazer exercícios físicos, já que ameniza, e muito, o problema. Mas acho que isso vai acabar, porque pretendo me matricular ainda esta semana na academia. Acompanhem os próximos capítulos...rs

Abaixo, a primeira imagem quando acordo:

levotiroxina + garrafinha d'água = rotina matinal 
(rimou! rs)

Detalhes tão pequenos que fazem diferença :)

Beijo, 

Ange.



6 comentários:

ZINA, . disse...

Ange querida.
Estava te devendo uma visitinha então aqui estou eu, afinal a cada novo post acabo conhecendo um pouquinho mais de você.
Ô doencinha chata essa né amiga. Te desejo equilibrio pra lidar com ela, e disciplina quanto a ingestão dos remedinhos.
Adoro as fotinhos que você posta aqui. Tão familiares, e tão fofas.
Ah e obrigada por sempre estar lá no aniZ,e deixar comentários tão carinhosos.
Depois da uma olhadinha lá naquele post seu sobre sua plantinha. Encontrei umas dicas boas na net, e vou postar lá pra você.
Amiga, lindo fim de semana pra ti.
Beijo no seu lindo coração!

*Jéssica Marques* disse...

olá Ange!
muito obrigada pela visita e seja muito bem vindo no meu cantinho!
Gostei do seu blog também. Consegue colocar um pedacinho de ti em cada post.
Parabéns!
seguindo!
bjbj

PRÊT - À - PORTER disse...

OI querida!!!

Valeu pela dica,vai demorar um pouco ir em Sampa moro super longe(em Maceió), quando dê passo lá.
sim...estou te seguindo gostei muito do seu blog.
xeru!

No Maria Baphônira tem... disse...

amadaque chato... meu marido tem e descobrimos qdo num determinado tempo do casório ele andava isuportável... rsrrs
Nunca deixe de tratar.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Ange Rocha S. Abramov disse...

- Oi, meninas! Obrigada pelo apoio aqui :) Vivi e Zina, tô me cuidando. Agora só falta ir pra academia...rsrs Espero ter força, já que sou a maior preguiçosa...kkkk
Zinaaa, obrigada pela preocupação com minha plantinha :)

Beijo grande em todas vcs!

Carolina disse...

Oii Ange, tudo bem?
Obrigada pela visita... =)
Muito bom seu blog, seu espaço, estou seguindo aqui!
Sucesso nessa nova etapa da sua viiida! (:
Beijos