terça-feira, 20 de março de 2007


Ai, palavras, ai, palavras,
Que estranha potência a vossa!
[cecília meireles]
.
Estive visitando uns blogs e fico surpreendida em ver que os blogueiros demoram dias,meses para postar algo.E mais:quando postam,escrevem um texto apenas.E há uma boa parte que escreve super bem,sempre com algo interessantíssimo.E olho para o meu e vejo que escrevo pra caramba, meus dedos são frenéticos,ávidos pela palavra.Acho que é a vontade de aprender a escrever...
.
E tenho sobre a mesa um livro.É, um livro.Sabe aquele presente que você recebe sem ao menos esperar que seja tão bom?Foi esse livro.Recebi em um aniversário que fiz em 2001.Uma das mais legais festas que já me fizeram.Nesse dia recebi,entre tantos outros livros e gibis - é, gibis! -, um que me encantou desde o início.Era do Pablo Neruda, "O Rio Invisível". Tenho um chamego por ele,o livro.Adoro namorá-lo.Em alguns dias eu o pego,olho e leio um trecho.Não que tenha vindo de alguém que fosse um grande amigo,um affair ou algo que o valha.Não.Veio de um colega de faculdade que nem tinha tanta intimidade.Sempre o encontrava nos corredores e conversávamos pouco.E nesse dia,da festa,ele esteve lá e me deu os livros.E Neruda se sobressaiu.Está comigo o tempo todo.Como disse,meu chamego.
.
E agora há pouco eu estive com ele em mãos.E queria deixar aqui um trecho que gosto bastante, da prosa "Hoje ao entardecer", onde se pode ler:
.
"(...)Súbito o mar.Este mar estrondoso e magnífico.Na praia ele se rompe,quebra,se levanta, estende-se por fim com as últimas ondas que lambem as areias luminosas.Mas,para dentro, na distância, é sereno e puro, e se arredonda como os ventres das mães.

Hoje fazia um crepúsculo como esses pintados pelos japoneses nas taças de chá ou nos biombos.Era um sol redondo e rubro como uma cereja bem redonda,ou melhor,como uma laranja de púrpura e ouro. Amarelo,violeta,azul, que maravilhosas cores desdobrava nas ondas. Nas moribundas sobretudo,nas que me beijavam os pés estrangeiros como escravas portadoras dos melhores frutos de seu país de água,de fogo e de ouro."
.
E por hoje chega.Fecho o livro.

Nenhum comentário: