sábado, 3 de março de 2007

TRANSFORMATION...

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira... [Rubem Alves, in "O amor que acende a lua" ]

Eu li esse trecho da obra do escritor acima e fiquei pensando,pensando...Realmente temos que passar por algumas intempéries para poder crescer como ser humano capaz.Muitas vezes vemos situações, as mais diversas e penosas, e ficamos cá com a pergunta: como aquela pessoa consegue se manter em pé diante de tantos problemas? Isso até nos vermos em situação semelhante...

Por essas e outras que volta e meia eu agradeço por minhas vicissitudes...Se tenho que passar por determinada situação, que eu aprenda algo.Acredito que sejam as experiências ao longos dos anos que diferenciam um ser humano de outro,independente de raça,credo ou cor.Segundo o filósofo John Locke, todo ser humano nasce intrinsecamente igual. As experiências que adquire durante toda a sua vida é que vai diferenciá-lo dos demais,de acordo com a Teoria da Tabula Rasa.Até certo ponto eu acredito nisso também. Quantas vezes já vislumbrei situações que se fosses comigo eu não aguentaria o 'tranco'! Mas daí eu penso: será que não? Como no velho ditado, 'quando a água bate na bunda se aprende a nadar.' E é a mais pura verdade. Achamos que não suportamos determinada situação até que ela aconteça em nossas vidas.

A capacidade de ser forte é um dom adquirido.Ninguém nasce forte.Buscamos essa força no momento em que precisamos dela. E,a partir dessa experiência de vida ,vamos moldando nossos pensamentos,nossas idéias e a nossa capacidade diante do inesperado.Quem nunca ouviu alguém dizer: caramba,como você consegue segurar essa barra e ainda sorrir?Pois bem. Imagino que seja uma forma de dizer que ainda existe vida apesar de tanto sofrimento. E a busca para as soluções reside na confiança de que tudo irá se resolver.E assim, vão se formando as diferentes personalidades.Por isso o ser humano se diferencia tanto um do outro.Suas experiências vão dizendo isso ao longo dos anos.

Sempre que encontro alguém com determinada característica eu começo a imaginar o motivo daquilo.Não que seja uma forma de prejulgar.Não! É apenas uma maneira de entender alguém, perceber sua áurea,seus sentimentos.Mas o mais importante é aceitar tudo isso no outro.Temos a triste mania de tentar mudar uma pessoa sem saber o porquê de ela ser de tal forma. Moldar alguém à nossa maneira é querer que nossos sentimentos e sensações criem vida na alma do outro,tirando dele a personalidade que está umbilicalmente ligada em si mesmo,sem intermediários. Na medida que o ser humano sofre interferências vai incorporando aquilo que julga importante para sua vida,seja bom ou mau.E isso tem que ser feito de forma individual,sem imposição.

Quero deixar claro mais uma vez que nossas experiências nos diferenciam.E nada mais intrigante e prazeroso do que buscar conhecer o outro,em sua essência.E,com os diversos experimentos que fazemos, vamos nos fortalecendo e nos modificando.E essa modificação tem que ser sensata,para que não seja uma escolha ruim, que implique em maldades. Acredito que por essência o ser humano deveria ser bom,porém a escolha do contrário só cabe a ele decidir e aceitar as consequências.

Nenhum comentário: