domingo, 21 de outubro de 2007

“As condições sob as quais sou compreendido, sob as quais sou necessariamente compreendido -conheço-as muito bem. Para suportar minha seriedade, minha paixão, é necessário possuir uma integridade intelectual levada aos limites extremos. Estar acostumado a viver no cimo das montanhas - e ver a imundície política e o nacionalismo abaixo de si. Ter se tornado indiferente; nunca perguntar se a verdade será útil ou prejudicial... Possuir uma inclinação - nascida da força - para questões que ninguém possui coragem de enfrentar; ousadia para o proibido; predestinação para o labirinto. Uma experiência de sete solidões. Ouvidos novos para música nova. Olhos novos para o mais distante. Uma consciência nova para verdades que até agora permaneceram mudas. E um desejo de economia em grande estilo - acumular sua força, seu entusiasmo... Auto-reverência, amor-próprio, absoluta liberdade para consigo... ·Muito bem! Apenas esses são meus leitores, meus verdadeiros leitores, meus leitores predestinados:
que importância tem o resto?
- O resto é somente a humanidade.
- É preciso tornar-se superior à humanidade em poder, em grandeza de alma - em desprezo...".
(Nietzsche)
.........

Em completo deleite.Sempre que leio esse texto é assim que eu fico.Embora Nietzche tenha sido um ateu, contestador ferrenho da Bíbilia, não posso deixar de admirar o poder da sua escrita,como nesse texto aí em cima.
Pensando sobre isso, percebo que às vezes eu preciso sair do meio, do burburinho desse mundo e olhar tudo e todos num patamar diferenciado, onde possa contemplar e exorcisar certas atitudes alheias.Não com um olhar superior,indiferente,como o próprio Nietzsche recomenda, mas com um olhar piedoso, uma navalha gritante, que faça demonstrar que algo está errado, que no popular seria:" mostrar como a banda toca."
Queria eu ter o poder de embutir.É, embutir na mente das pessoas que ser superior não é pisar alto, é sensibilizar com o que se vê por aí e trazer pra si um pouco de ternura, de afago.Ah, talvez divagações tolas e pueris...Mas são sentimentos que quero deixar sempre à tona, mesmo que seja inocentemente bobo.
E, com um contraste que vejo entre meus pensamentos e o pensamento nietzshiano, eu também vislumbro algumas semelhanças, algumas verdades pactuadas em tons de sim, concordo.E então verei o que realmente é preciso.É preciso ser superior à humanidade,principalmente em grandeza de alma...

Ótimo domingo a todos.

Ange.

Nenhum comentário: