domingo, 25 de novembro de 2007

Somos feitos de carne,mas temos que viver como se fôssemos de ferro.
Sigmund Freud

Há dias não páro em frente à TV e assisto algum noticiário ou outro programa de entretenimento.Sendo assim, faz tempo que não tenho tido noticias do mundo lá fora, apenas do meu pequeno mundo de trabalho e de pessoas bem próximas.

Mas onde eu quero chegar?Há quase duas semanas eu passava pela sala de casa e minha mãe me veio com a noticia de que uma garota de 15 anos havia sido detida e presa em uma delegacia em Abaetetuba/PA.Motivo: furto. Mas até aí é até coerente a prisão, se ela não fosse menor de idade e ter ficado na mesma cela com mais de 20 presos e por um período de quase 30 dias! Dá pra visualizar a cena?

Eu fiquei chocada com tamanha brutalidade.Esqueçamos qualquer questionamento acerca da índole da jovem, dos seus atos, da sua vida pregressa.Esqueçamos sua condição econômica.Foquemos apenas na situação:deprimente, angustiante e desumana.As pessoas perderam o amor, a dignidade e o respeito pela vida das outras.Fiquei em completo estado de choque em saber que um ser humano, mulher, foi colocado em um cela com homens que na maioria das vezes não têm o que perder, que estão alí porque escolheram -ou não-, viver uma vida desregrada, sendo capazes de matar ou morrer,porque nada na vida tem mais importância.

As coisas acontecem e ninguém é capaz de se posicionar diferente, de perceber o mal que está sendo cometido.Tudo bem, sejamos imparciais,jornais podem mentir, distorcer fatos, mas nada foi inventado! É um fato: uma garota presa numa cela com mais de 20 homens por mais de 20 dias!Difícil digerir tamanha maldade.

Outro dia uma amiga me disse algo que é a mais pura verdade: o ser humano só é capaz de servir bem o outro, compadecer-se do outro, quando se coloca no lugar do outro.Do contário, será sempre o algoz do outro, indiferente com o que ocorre ao seu redor.E com essa garota aconteceu isso, ninguém se interessou com o problema dela, apenas quis apená-la antes da hora e da forma mais cruel possível.E não me venham com justificativas,dizendo que não havia outro lugar para que fosse enviada a menor.Ora,bolas, isso é o de menos! Quando se quer,se faz.E mesmo que não houvesse, não pode haver essa mistura, colocar mulheres e homens em uma mesma cela.Completo disparate e desumanidade!

Agora a Policia acusa a Justiça Estadual,dizendo que essa sabia que havia uma mulher em uma cela com homens.Em contrapartida a Justiça se esquiva,a Corregedoria da Policia Civil afasta os envolvidos...E tudo vira uma ciranda.Até a Governadora do Estado foi dar suas justificativas!Não interessa,o fato está consumado,uma vida foi atingida,uma pessoa ficará marcada pra sempre,uma familia está com medo.

E entre tantos diz-que-me-diz-que, o que fica é a dúvida se isso ficará impune.Mas o mal está consumado.E no meu entedimento, não interessa se ela tem 15,19 ou 20 anos.Para mim o que interessa é que não devia ter acontecido tal fato.E agora,como fica a cabeça dessa jovem? Antes,uma possivel ameça,já que fora presa sob suspeita de furto; agora, uma vítima dessa sociedade que aí está, descompromissada com com o bem-comum,preocupada com seu próprio umbigo.

E assim a vida segue.Daqui uns dias todo mundo esquece, e novo fato vem à tona.E nada vai ser consertado,nada vai ser endireitado.E as vidas vão sendo transformadas,na maioria das vezes para bem pior.Eu abomino tudo isso.E espero não estar sozinha.
.
p.s.: ao som de:"que país é esse?" , Legião Urbana.
imagem: cartaz do poeta Gentileza, aquele que, enquanto esteve aqui neste mundo, só pregou a PAZ.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse é o retrato do brasil, apenas o retrato do nosso brasil, do samba, futebol e do carnaval.

o resto está em nossas conversas, a dois... rs

te amo.