domingo, 11 de maio de 2008

Não se acende a luz do sol
nos 220 voltz dos palácios de Brasília.
Não se acende a luz do sol
com as chaves de um carro conversível do ano.
Não se acende a luz do sol
com a ponta de um cigarro,
um baseado, coisa assim.
Pra que medir força com o Sol da justiça?
Pra que querer brilhar mais que a Estrela da Manhã?
Pra que combater o bem com o mal?
.
De que lado você está?
De que lado você está?
De que lado você quer ficar?
De que lado você quer ficar?
Onde está a honra dos orgulhosos?
.
A sabedoria mora com gente humilde...
Liberdade... Liberdade!
Carlinhos Félix, in: "Palácios"
..
CASO ISABELLA E OUTROS TANTOS POR AÍ...
.......................
Bem, há muito tempo resolvi não comentar acerca de tragédias aqui no blog, mas confesso que hoje me deu vontade de falar um pouco sobre o que está atualmente na mídia e que tem me incomodado. Esse caso Isabella é algo surreal, digamos. Sei que todos os dias crianças, jovens e idosos são maltratados, mortos e tal, mas esse caso ficou martelando na mente de todos devido o assédio da mídia. Todo caso que envolve a classe média alta tem um foco maior. É notório. Rico não tem direito de ser suspeito de cometer crimes bárbaros porque tem estudo, não passa fome etc etc. Deve ser isso, só pode! Confesso que tenho um certo asco disso tudo. Mas não vou entrar no mérito da questão. O papo aqui é outro.
.
Desde que tudo isso aconteceu que eu tenho visto no orkut as pessoas postando vídeos e fotos dessa tragédia em seus álbuns, e junto a isso, muita revolta. Eu fico perplexa porque o tempo todo tudo acontece ao nosso redor! Não falo da forma como aconteceu com essa garotinha tão indefesa, mas a tragédia pode vir sob vários aspectos. E a dor, a revolta, os traumas, tudo isso fica encarnado na pessoa que sofreu o mal, de uma forma bem peculiar, onde só quem passou pode saber! Não estou aqui pra defender os réus do processo, mas fico apavorada quando vejo na TV pessoas que saem de casa, do conforto do seu lar para bater cartão em frente ao prédio dos acusados só para manifestar sua revolta! E tem também os que só querem aparecer. A canção aí em cima me fez refletir sobre tudo isso. Chega de jogar pedras, porque quem julga é Deus. Digo novamente que não estou do lado dos supostos assassinos, mas quem somos nós para querer fazer a justiça à nossa maneira? Não sejamos acusadores vis. A Bíblia diz que não há sobre a face da Terra um justo sequer. Tentamos ser, é verdade, mas não somos. Ademais, as leis são feitas lá no Congresso Nacional, lugar que de certa forma não é neutro. O que seria a Justiça, então? Embora eu faça parte do Poder Judiciário desse país, vejo que a Justiça perfeita esteja somente em Deus. E o advogado correto é Jesus Cristo.
.
O ser humano é falho pra caramba! Eu imagino que naquela mesma multidão que acusa o pai e a madrasta da pequena Isabella estão pessoas que cometeram ou cometem crimes tão atrozes e malditos quanto os supostos assassinos da menina. Vejo, por exemplo, políticos perplexos com a absolvição de um dos acusados da morte da missionária no Pará; vejo também outros tantos politicos à caça dos pedófilos. Mas será que eles estão numa redoma de Justiça? Que eles não cometem atitudes vis e torpes? Quero deixar claro que concordo plenamente que a Justiça aqui neste planeta tem que ser feita segundo os preceitos legais. Não estou defendendo bandido ou quem abusa de criancinhas. Esses seres desprovidos de sensibilidade moral devem sim, mofar na cadeia. Até acho que 30 anos é pouco tempo, mas o que quero dizer neste texto é que temos que apenas fiscalizar, orar, pedir direcionamento de Deus para que as coisas sejam resolvidas segundo o que determinar a Justiça dos homens, não as nossas mãos. Como diz um ditado popular, "olho por olho e o mundo acabará cego". A Justiça divina virá segundo o coração de Deus. Somente Ele pode dizer acerca do arrependimento daquelas pessoas, da forma como cada um vai pagar. A Lei tem que ser cumprida, os errados devem ser punidos, mas paremos de exibicionismo, de sensacionalismo barato! Como havia dito, esses politicos que ficam assustados com uma absolvição de um bandido que talvez tenha matado a d. Dorothy Stang, deviam também fazer Leis severas para punir a eles mesmos! Outro dia foram levados à leilão e à praça todos os bens do traficante Abadia.
.
Por que os malfeitores do caso do mensalão estão por aí, cumprindo pena alternativa, sendo esquecidos pela mídia, ainda sendo processados etc etc? Por que aparecem escândalos e mais escândalos com politicos que furtam merenda escolar, desviam dinheiro público e as penas são tão brandas? O nordeste e o norte do país sofrem muito com grande quantidade de crianças e adultos analfabetos, crimes de pistolagem, corrupção da polícia... Por que essas pessoas também não são punidas e expostas? De vez em quando aparecem um bode expiatório, mas logo logo o foco é desviado. CHEGA! A população tem que abrir os olhos e ver que em vez de ir atrás dos supostos assassinos da menina Isabella, vá fiscalizar o político que foi votado nas últimas eleições. Deixem o promotor acusar e agir no caso, deixem os advogados fazerem a defesa deles. Cada um sabe o seu papel. O cidadão tem que lutar pela coletividade, mas de forma diferente. Se querem ver os assassinos da menina serem punidos, quando o foco da mídia for desviado para outro lado, vá lá na secretaria do forum onde foi distribuída a ação penal e fiscalize, demonstre interesse em não deixar o crime ser esquecido.
.
Bem disse o Betinho, este país somente terá jeito no dia em que a educação for levada à sério. Enquanto isso, veremos atitudes impensadas serem lançadas assim, de forma tão vã.
Desculpem o desabafo, mas é o que eu penso.
Ange.

Um comentário:

Anônimo disse...

"homem é falho pra caramba" foi muito bom...

o "atrozes" também...rs conheço essa palavra... kkkkkkkk

viu, mesmo você não me passando o endereço, eu e meu amigo google te encontramosss... kkkkkkk

quanto ao caso do assassinato aí... que Deus abençoe essas vidas acusadas de cometer o crime e que possam dar-lhes uma vida em Cristo.

beijos.