domingo, 30 de outubro de 2011

Férias no Uruguay (parte I) - a saga do documento de viagem

foto: reprodução


Olá, amigos!

Demorei, mas, como prometido, cá estou para contar um pouco sobre a nossa viagem ao Uruguay.
Mas antes de falar sobre a viagem em si, quero contar a minha saga do documento de viagem! Acho que não sou muito certa das ideias, viu. Bom, há mais de um ano que eu e Evandro não fazíamos uma viagem de verdade, aquelas com direito à hotel, lugar bonito etc. Assim, ainda em agosto decidimos que queríamos viajar para um lugar diferente, interessante e tal. Aproveitei que ele estaria de férias da faculdade e de folga do trabalho para conhecermos esse tal lugar. Entramos na internet, mais precisamente no site da TAM, e vimos que o valor da passagem para o Uruguay estava bacana. Isso,  era esse o lugar! Mais que depressa compramos as passagens e começamos a pensar no roteiro. Foi então que a ficha caiu: precisava fazer uma nova identidade, já que a minha, pasmem, foi expedida quando eu tinha 18 anos, cabelo todo encaracolado e com fotografia em preto e branco. Um horror! E como todos sabemos, viagem para a América do Sul não precisa de passaporte, apenas da carteira de identidade que não tenha sido emitida há mais de 10 anos  e cuja fotografia seja recente. A minha poderia ser qualquer coisa, menos uma identidade. Estou totalmente diferente do que sou hoje. Seria barrada na hora! Hahaha! Desde que tirei minha carteira de motorista que a uso em qualquer situação.

Sim, diante disso, liguei para todos os lugares que emitem carteira de identidade e nenhum conseguiria me entregar o RG até a viagem. Pânico geral! Evandro então me sugeriu entrar no site da Polícia Federal, fazer a solicitação do passaporte, pagar a GRU e agendar a visita. Fiz todo o procedimento e fui agendar, ainda no site, a tal visita. Olhei em todos os postos de atendimento da PF e não havia nenhum dia disponível até a viagem. Total apreensão, claro! Liguei no posto mais próximo da minha cidade e conversei com um simpático atendente que me informou que eu poderia olhar todos os dias no site, porque muitas pessoas desistem da visita e o horário é colocado à disposição para novos agendamentos. Foi o que fiz. No outro dia estava eu lá no site quando encontrei um horário! Fiquei super feliz. Agendei a visita em uma segunda-feira, 10 dias antes da viagem. Como sabia que o documento ficaria pronto em 06 dias úteis, relaxei e fui fazer nosso roteiro.

É isso. O passaporte ficou pronto na terça-feira  e na quinta viajamos. Para quem vai fazer a primeira viagem ao exterior, atente-se a esses cuidados. Eu acredito que tive muita sorte :)

Beijo e até o próximo post.

Ange.

Nenhum comentário: