domingo, 28 de outubro de 2012

Viagem

à Turquia =)

Sim, meu povo, vou falar da bela Turquia, um país de contrastes fabulosos, de um estilo ímpar.

Destino atual de muitos brasileiros, inclusive está no horário das 09h do Plim Plim - novela Salve Jorge, de Glória Perez -,  o país turco me ganhou pela singularidade. E pensando nisso, vou tentar mostrar um pouco do que vi e vivi nos 09 dias que estive naquele  país em companhia do Evandro, meu namorado. Até porque, algumas pessoas me pediram dicas sobre como ir, quando, o que vestir etc. Lembrando que o que vou escrever muita gente já sabe, mas como a viagem é para um lugar não tão comum para muita gente (todo mundo que conheço vai para a França, EUA, Espanha, Portugal...), resolvi compartilhar como foi  ESTA aventura, ok?

Bom, vamos lá?

Primeiro quero falar da viagem. Vou descrevendo tudo por etapa, porque é tanta informação que não cabe em uma única postagem que, aliás, ficará chato se eu me estender demais, já que sou prolixa por natureza. Haha!

Tudo começou quando vi uma promoção bafho em um clube de compras. Achei tentador o valor, super em conta e tals.  Fiquei em dúvida porque eu e meu namorado havíamos decidido ir para New York no fim do ano (ouvi muito Norah Jones, vi muito filme de romance que se passava na Big Apple, sou louca pra tirar uma foto em frente à Tiffany & Co, porque amo Audrey - Bonequinha de Luxo - Hepburn...rsrs), mas quando me deparei com as belezas da Turquia eu fiquei realmente siderada com tudo e mudamos a nossa rota. Demorei 03 dias para conhecer um pouco do país, ou seja, fiquei de sexta a domingo pesquisando tudo: preço das passagens (sim, a promoção era só a parte terrestre), cultura, vestimentas, lugares turísticos etc.

Liguei para o Evandro e ele concordou que esse seria o roteiro da próxima viagem. Iupi!!! Pois é, compramos. Embora eu já tivesse feito uma pesquisa prévia do valor do voo, me assustei quando o Evandro comprou as passagens. O valor havia subido espantosamente e já não dava mais para desistir, porque o pacote terrestre já havia sido comprado. Fomos pela Turkish Airlines, que logo mais falarei sobre detalhes do voo.

A parte terrestre foi pela agência Fun Tour Turismo, localizada em São Paulo (conheça aqui). Houve um problema de informação sobre a compra com eles, que foi on line, e então resolvemos ir pessoalmente à agência. Lá fomos recebidos pela Fernanda, que nos mostrou bastante solícita e atenciosa. Fizemos com eles a contratação do seguro saúde, obrigatório para alguns países, como o europeu, mas você pode fazer em qualquer Banco. Optamos pela Agência por mero comodismo. Aliás, dizem que quem possui Visa Platinum tem direito ao seguro de graça. Infelizmente não deu tempo de ver isso. Fiquem espertos!

Uma coisa que eu concordo: mesmo que o país não exija o seguro, faça. Não deve ser fácil passar mal em um país estranho e não saber a quem recorrer. Graças a Deus não precisamos em nenhuma das duas viagens internacionais que fizemos (estivemos no Uruguai também), mas já li relatos de pessoas que passaram maus bocados por falta de um bom seguro. Isso, BOM seguro. Já ouvi dizer que existem uns bens ruinzinhos. Fiquem também atentos. Nós contratamos o Assist-Card, muito bem recomendado em blogs de viagem.

Outra coisa: se eu fosse fazer novamente essa viagem, não iria mais por Agência de Turismo. Compraria as passagens e iria por conta própria, porque Evandro e eu sempre fizemos isso e sempre deu super certo, seja em viagens no Brasil, seja na que fizemos para o Uruguai.  Sempre tivemos a ideia de que sair com aquele bando de gente não seria legal. Eu confesso que isso foi a parte chata da viagem. Muito ruim ficar presa  à roteiro que eu não fiz. Fizemos isso porque julgávamos a Turquia como um país fechado, difícil de se comunicar  e tal. Nada disso! Foi super fácil a comunicação. Claro que algumas pessoas falavam somente turco, mas em pontos turísticos e hotéis sempre  encontrávamos pessoas que falavam inglês e, pasmem, até português! O Grand Bazaar é um deles. Na próxima postagem conto mais detalhes :)

É isso. Sobre o voo, lá vai:

Fomos pela Turkish Airlines, como dito acima, única empresa aérea que faz voo direto São Paulo - Istambul. Existem mais umas duas empresas que fazem esse tipo de voo, mas como morro de medo de bagagem extraviada (já aconteceu, mas graças a Deus consegui recuperá-la no mesmo dia), achamos melhor o voo diretão. Outra coisa: quem quiser viajar com eles deve ficar atento, porque as saídas são apenas em alguns dias da semana, ok? E mais, ouvindo relatos, muitos disseram que a Turkish é a melhor empresa aérea para Istambul. Detalhe: dizem que o elenco de "Salve Jorge" também viajou com eles. Recomendações feitas, lá fomos nós :)

Saímos de Guarulhos às 23:15. Foi bem pontual. E, sinceramente, não sei se se trata de altitude mas o voo foi mais tranquilo que os costumeiros voos domésticos. Eu estava meio receosa com a distância, muito tempo voando, muito tempo sobre o mar etc. Mas foi super tranquilo mesmo, sem medo. Nenhum momento eu tive a sensação de que algo estivesse errado. Comprei remédio pra dormir mas nem abri a caixa (comprei este). Achei melhor  esse porque é fraquinho (uso pra dormir em casa, para aqueles dias chatos de insônia), porque o famoso Dramin me deixa muito aérea, desnorteada... Haha!

Voltando... Evandro e eu não escolhemos os assentos, mas fiquei no assento próximo à janelinha e Evandro do meu lado. Um conselho: só escolha ou torça para ficar na janelinha se tiver interesse em ver ou fotografar a paisagem, porque os melhores lugares na classe econômica, onde fomos, são os corredores. Horrível ter que pedir licença,  à pessoa desconhecida do lado,  para ir ao banheiro ou andar um pouco pelos corredores da aeronave (sim, viagens longas pedem exercícios e caminhadas durante o voo,  para evitar trombose). Tivemos até sorte, porque sentou do nosso lado um senhor bem bacaninha, mas ele dormia o tempo todo, aí ficamos com vergonha de pedir para ele se levantar para a gente sair...rsrsrs!

Durante o voo as comissárias serviram jantar, lanche e almoço. Antes nos deram o kit básico: escovinha de dente, creme dental, máscara de dormir e meias que nem usei, porque fazia calor demais! Acho que havia muita gente, sei lá. O ar condicionado não deu conta!

Na ida não consegui assistir a nenhum filme, porque meu painel (sim, cada um tem o seu, pra assistir a o que quiser e acompanhar o andamento do voo) encrencou, não funcionava. Chamamos a comissária mas não adiantou... Parava toda hora de funcionar. Apelei para o iPhone e passei a viagem vendo clipes musicais (escutei muito esse daqui) #BrunoMarsForever.

Chegamos em Istambul no fim de tarde, por volta das 17:40, horário local. A diferença de fuso é de 06h. Façam as contas do tempo que voamos (cerca de 12h).

Quando retornamos ao Brasil (já???), já contando tudo logo, para encerrar o assunto, saímos de Istambul às 10:45 (no Brasil  ainda era madrugada - 04:45) e chegamos em Guarulhos às 18:20. A sensação foi que a viagem durou apenas 08h! Haha! Engraçado, né? rs

Ah, só dizendo que na volta sentamos no corredor e foi bem mais confortável, se é que é possível se sentir confortável em uma viagem tão longa na classe econômica...rsrs! Pelo menos o Evandro (que tem 1m86cm) pode esticar as pernas, coitado. Tive a sensação que a viagem não demorou muito a passar. E meu painel funcionou  direitinho. Iupiii! Assisti 03 filmes: Água para Elefantes (veja aqui), Os três patetas (aqui) e Planeta dos Macacos, a origem (veja aqui).

 Detalhe: quando o Evandro comprou as passagens havia opção para escolher o cardápio. Ele escolheu para mim o vegetariano. Foi tudo ok na ida, mas na volta... Eles serviram carne no cardápio e não havia opção vegetariana. Achei um descaso mas, enfim, comi verduras e um arroz que achei bem gostosinho. Aliás, o arroz turco é bem diferente do nosso, um sabor sem igual. Não sei explicar, mas gostei.

No cômputo, achei o serviço de bordo bom. O que mais me incomodou foi a distância entre os assentos. Esperava mais espaço, mesmo em classe econômica, visto que a viagem era de muuuuitas horinhas. Ah, uma coisa me chamou a atenção: vi muita gente confiscando cobertores, mesmo com o aviso de que deixassem sobre os assentos os que foram usados durante a permanência na aeronave. Não são brindes, né, galera! O povo deve pensar assim: "Tô pagaaaaaaaaando!"  Eu acho isso o ó do borogodó, mas... Cada um é cada um. Aliás, um casal a minha frente perguntou para uma outra pessoa se poderia levar o travesseiro... Hahaha! A pessoinha, que demonstrou tããão entendida em voos internacionais, soltou essa: "Vá lá, pede ao comandante." Haha! Achei graça... Um travesseiro minúsculo... Pra quê, ora pois??? Essa é a classe econômica...rs

É isso. Seguem abaixo as fotos que fiz durante o voo, porque já imaginava essa postagem! E caso queira ver os detalhes, clique na imagem =)

Uma das embalagens com o kit higiênico. 
Esse guardei de recordação. Classe média é um caso sério! rs

 O painel para acompanhar a rota. Olha a gente entrando na África.
 Logo mais, sobrevoando o deserto do Saara =)

Detalhes da acomodação no voo da Turkish
 A distância entre os assentos é horrível, 
mas classe econômica tem dessas coisas. 
Evandro prometeu que nunca mais...
 Haha! Torço por isso...rsrsrs
 Mais uma foto para vocês analisarem a distância entre os assentos. 
E olha que sou pequena, viu!
 Uma das refeições. Esse omelete estava até bom..rs
 Sobrevoando a Sicília
  Depois desse voo, viciei em suco de maçã.  

O painel individual 
Mais um pouco do que comemos.  
Sobrevoando o deserto do Saara. Achei bem peculiar e lindo!
Estava um dia super claro, por isso deu pra ver esses detalhes.  


 Gostei de ter conhecido esse deserto de tão perto, mesmo do alto!

 Linda Istambul! Já estávamos bem pertinho. O coração acelera! 
 Merhaba, Istanbul! 
Olá, Istambul! Chegando no  Istanbul Atatürk Havalimani (Aeroporto Internacional de Istambul)


É isso, pessoas!

Espero que tenham curtido. E deixando claro que minha postagem é direcionada para aquelas pessoas que ainda não viajaram pela Turkish Airlines e sempre tiveram curiosidade de saber como tudo acontece na classe econômica! Hahaha!

Beijos e até breve, com novas postagens sobre a Turquia :)

3 comentários:

evan disse...

apareceu eu assistindo hora da aventura no voo... *.*

hora da aventuraaaaaaaaa!!!

Pri disse...

Oi minha linda Ange,boa tarde!

Então vamos por partes:

1) Desculpe minha ausência,voltei a trabalhar a um mês atrás depois de umas férias de 2 anos e meio,sendo assim o tempo tem sido curto pois mesmo trabalhando de segunda a sexta quando chego em casa é marido,filho,casa,comida,roupa enfim quando vou para estou esgotada ai a net fica em segundo plano. Até meu blog está assim meio abandonado,rsrsrssr.

2)Eu nunca entrei em um avião e falo pro Carlos(marido) só entro em um numa sitaução assim extrema mesmo,do contrario não rola,Medo Enorme,srrsrsrsrs.


3)Eu ri um bocado com os detalhes descrito por você, e achei interessante o fato de vocês terem saido do convencional como você mesma disse,todo mundo viaja pro mesmo lugar,Agora você e Evandro são destaque na roda de amigos pois sguiram um rota totalmente diferente nota 10 pra vocês!

4)Gostaria de ver as fotos dos lugares que vocês conheceram.Ok

5)Deu pra curti bastante cada detalhe e cada momento,espero os proximos post com mais dados sobre a Turquia.

Agora paro por aqui,deixando a você um big kiss e minhas lembranças a seus pais.

Pri:-)

Ange Rocha, disse...

Amiga, quanto tempo! Fico sempre tão feliz com suas palavras, com seu carinho! Ando tão displicente com um monte de coisas... Principalmente com meu blog, que está bem abandonado. Nos últimos tempos eu tenho estado tão atarefada que não tenho tido tempo de parar para estar por aqui e cuidar mais desse cantinho tão repleto de boas amizades. Sim, fiz grandes amigos por aqui. E vc é um deles. Obrigada mesmo pelas boas vibrações. Deus te abençõe sempre!
Beijo grande pra vc e toda a sua familia linda :)