domingo, 22 de dezembro de 2013

Vamos viver tudo que há pra viver!

Bom, 2013 chegou ao fim. Sim, faltam apenas 10 dias para 2014 bater à porta. Mas nesses 10 dias não teremos mais tempo para consertar nada. Queria eu poder acertar algumas coisas antes que este ano durma para sempre!

Mas, enfim, a vida segue, independentemente de nossas ações. Podemos fazer um ano melhor. Será? Às vezes eu acho que não; às vezes eu acho que sim. Pois é, talvez possamos sim. Todo ano mentalizamos coisas boas e desejamos que o próximo seja melhor que o atual. A vida tem dessas coisas, por mais clichê que pareça.


Algumas pessoas dizem que não é o ano que tem que ser melhor, mas, sim, nós mesmos. Pode ser. Mas algumas vezes as coisas nos chegam independentemente de nossas ações.  


Você pode usar cinto de segurança, respeitar as leis de trânsito e, no entanto, sofrer um acidente em razão de atitudes de outra pessoa. E aí, você colaborou para isso? É por essa e outras que os pedidos de um ano abençoado devem ser feitos. Por isso que todo ano eu faço uma oração nos primeiros minutos do ano vindouro (que palavra antiga! Haha!) e peço a Deus muita proteção para mim e todos que amo.

Sobre 2013, olho para trás e vejo um ano de muitas surpresas e crescimento, em todos os sentidos (até na balança, infelizmente... Hahaha)! Mas falando sério mesmo, foi um ano que me trouxe uma postura diferente sobre várias coisas. Eu pude perceber que, definitivamente, não dá para levar tudo a ferro e fogo. Muitas vezes me vi angustiada com sentimentos de derrota, de que nada daria certo e de que a vida não tem sido muito fácil. 
Cara, a vida não está fácil para ninguém! Eu percebi isso, sabe? Por mais que aquela frase de Millôr ainda faça  parte da minha vida [ "Meus males são os piores. Acontecem comigo"], eu sei que há pessoas vivendo momentos muito mais dramáticos, mais sofridos.

Tenho tentado administrar os meus problemas com certa lucidez e maturidade, mas sei que às vezes é difícil. Mas sei também que tenho muito a agradecer. Deus é sempre muito generoso comigo. Quero sempre ter esse agradecimento no coração. A Bíblia nos ensina muito sobre isso:


"Louvai ao Senhor porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre" [Salmos 118:1]


"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus" [1 Tessalonicenses 5:18]


Essas palavras  me fortalecem. Há algumas meses eu estava muito, muito angustiada, mas descobri que isso só me tirava energia. Então percebi que não preciso me prender a nada que nem sei se vai acontecer. Não temer o futuro é um passo e tanto em minha vida!


Temos a triste mania de ser ansiosos. Como é chato ser ansioso!

E foi por isso que resolvi enfrentar meus medos e tentar abstrair o que não me faz bem. E hoje me sinto bem melhor e apta para viver as intempéries que a vida me apresenta. Tenho momentos tristes e desoladores, mas não demoro mais a me recuperar como antigamente. Os problemas sempre vão existir, mas a forma como vou lidar com eles é que vai fazer a grande diferença.


E em 2014 eu quero crescer mais e mais em sabedoria. Fomos lançados à vida, então temos a obrigação de vivê-la da melhor forma possível, não é mesmo?


Este texto pode parecer piegas, pueril ou  até mesmo um esboço de um livro chinfrim de auto-ajuda, mas mesmo assim ainda prefiro escrevê-lo com esse tom de esperança a ter que fazer coro com esses intelectuais melancólicos, porque essa não é minha linha de pensamento. Nem quero, obrigada.


Bem, voltando... Fim de ano  também soa como uma grande jogada de marketing, começando pelo natal e terminando sabe-se  Deus onde, mas sei que o encerramento de um ano nos causa - sim!-, um alvoroço na alma, por mais que você diga que não! Haha!


Da dieta que queremos iniciar no próximo ano ao desejo de muita saúde para todos, sempre temos um pedido para fazer.


A vida se renova em ciclos. Talvez seja por isso que o homem criou o calendário. Cada término de um ano o coração explode em desejos e vontades de algo bom. E é com esse pensamento positivo que quero seguir, por mais bobo que pareça. Quero ser grata. Sempre.


E que 2014 seja "o ano". Sim, minha cabecinha tem pensado em coisas maravilhosas. Mas se as coisas maravilhosas não acontecerem, quero sempre agradecer pelo simples, pelo dia a dia, pelo sol que adentra minha janela para avisar que tenho um longo dia de trabalho pela frente. 

E vamos que vamos, porque o tempo... Ah, o tempo não para! #CazuzaFeelings 


E para terminar meu texto, nada melhor que deixar uma canção que é bem a cara desse momento:


Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia
Que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
Que isto valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não, não não

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir

Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir

Lulu Santos, in: Tempos Modernos




Beijos, 

Ange

Nenhum comentário: