sábado, 21 de setembro de 2013

Um espírito agradecido

Pois é... 04:16. E eu aqui, acordada. 

Rolei um pouco pela cama até que resolvi me levantar e tentar ler alguma coisa. Pensei em um livro que comprei há uns meses mas, quando fui abri-lo, dei de cara com a Bíblia, o grande livro sagrado. Sim, ela estava sobre a mesa, ávida para que eu a abrisse. Foi o que eu fiz. 

Folheando aqui e ali, abri na página 746. Entre um Salmo e outro, havia um tópico sobre "Gratidão". Não hesitei e comecei a ler. Nossa, como aquilo foi feito para mim neste meu atual momento!

Sabe, leitor, neste longo mês de setembro estou vivendo algo que me tem, de certa forma, tirado o sono, e hoje, nesta minha chamada "insonia positiva" - sim, porque estou me sentindo tão bem em estar acordada!! - estou aqui escrevendo sobre o meu Deus, sobre como é importante agradecer pelas coisas que Ele me tem dado o tempo todo! Às vezes somos tão mesquinhos, tão pequenos, que não conseguimos enxergar a palavra "gratidão". E hoje, lendo o texto da Bíblia, percebi mais uma vez que um espírito agradecido reconhece quem é Deus e o que Ele nos tem feito. 

Lá está escrito que devemos sempre ser gratos pelas bênçãos simples e comuns da vida diária. Diz ainda que devemos procurar as bênçãos de Deus de forma que não deixemos passar "em branco" os presentes escondidos, sutis e indiretos DEle, inclusive sendo gratos até no meio da adversidade e da provação.

E foi pensando nisso que aqui estou compartilhando a minha gratidão. Sabe, eu não tenho bens materiais grandiosos,  não tenho o carro do ano, não tenho o emprego mais invejável. Tampouco tenho a saúde mais plena. Mas o que tenho a agradecer é infinitamente maior que qualquer dessas coisas. Poxa, por que é tão difícil admitir isso? Por que precisamos ver coisas grandes para agradecer a Deus? Por quê? Por quê?

Mas tenho coisas muito melhores que tudo isso: tenho bens materiais capazes de me permitir o sustento, tenho um carro que me leva onde quer que eu queira ir, tenho um emprego que me permite fazer as viagens que ainda sonho realizar, tenho pequenos problemas de saúde que são perfeitamente contornáveis. E tenho uma família unida. E acima de tudo eu tenho um Deus que não me deixa passar sozinha pelo vale da sombra da morte. Então eu vejo que tenho tudo!

Cada dia que passa, cada vez que vou criando a maturidade espirital que Deus quer de mim, eu tenho a certeza de que não preciso de muita coisa. Eu preciso da presença. A presença de Deus enche e preenche o que me falta. 

Há uma observação na Bíblia que deveríamos lembrar todos os dias das nossas vidas. Lá está escrito: "Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?" (Mateus 6:26).

Pois é.  Deus nos alimenta. Por que nos preocupamos tanto? Por que somos tão ranzinzas? Por que é tão difícil viver as promessas e os sonhos do Senhor? Porque muitas vezes o nosso desejo não o mesmo dEle, e principalmente porque algumas coisas precisamos passar para reconhecer que dEle somos dependentes. 

Como falei alhures, eu recebi uma noticia neste mês que me deixou tão mal, tão apreensiva, tão descrente em Deus, sabe? A princípio coloquei toda a minha fé nos homens, até que retornei a minha sanidade (hihihi!) e pensei: "Peraí. Para tudo! Tudo errado, Angelice! Cadê sua fé, onde está sua confiança no Senhor?" 

Eu sei que vem dEle tudo isso. Por um momento eu vi desmoronar tanta coisa... Daí eu percebi que não tenho que pensar assim. Percebi que eu tenho um Deus, e Ele nunca me abandonou. Já passei por momentos tão críticos! Muitas vezes eu evitei falar sobre certas coisas com algumas pessoas porque eu já estava me achando melancólica demais e chata demais. Já percebeu que as pessoas, de modo geral, não suportam lamúrias? De certa forma isso é bom, porque a positividade nos livra de muitos males, principalmente os da alma. Mas o que quero dizer é que muitas vezes passamos por provações que achamos que não merecemos. Certa vez uma pessoa me chamou de azarada, diante de tantas coisas chatas e ruins que estavam acontecendo comigo. Na hora, em silêncio, repreendi aquela fala e pensei comigo mesmo: " Eu sou muito abençoada, isso sim". Sim, as coisas nos chegam porque Deus está moldando o nosso caráter e mostrando o caminho que devemos trilhar. E mais, Deus não dá grandes responsabilidades para aqueles que Ele sabe que não suportaria ou aguentaria o fardo. Cada dia Ele tem me mostrado que eu suporto. Mas suporto porque Ele está comigo. O tempo todo. 

Bem, agora estou aqui escrevendo este texto e chorando. Chorando porque me chegam vários flashbacks de momentos difíceis que eu achava que seria impossível superar, mas Deus veio e me reergueu. Como já vivi situações complicadas! E tenho vivido. Mas a força que vem dEle muda toda minha sorte. Como sou agradecida!

Outro dia até lembrei de algo que aconteceu em 2007 e que me trouxe tanta tristeza, tanta desilusão, que eu pensei que tudo estava errado. Só me perguntava: "Por que comigo?" Hoje entendo, hoje eu agradeço por cada coisa me aconteceu. 

Claro, se eu fosse escolher, não queria ter vivido tudo aquilo, mas sei que o tempo não volta e sei também que o que eu vivi faz parte da minha história de vida. As pessoas que não me conhecem a fundo não sabem o quanto eu tenho superado situações difíceis e, mais, o quanto Deus foi sempre poderoso para curar as feridas de minha alma e sustentado a mim e minha família, sob vários aspectos. 

Eu sou agradecida porque Ele me ama. A sua misericórdia dura, dura para sempre! Não sei quem vai ler este texto, tampouco posso imaginar a reação de quem quer que venha até aqui, ou seja,  se vai rir de mim, zombar da minha fé ou até mesmo chorar comigo e também sentir um pouco do que estou sentindo agora, mas posso dizer que  sou muito, muito agradecida. Tem uma canção que diz assim: "eu posso até chorar, mas a alegria vem pela manhã" (escute aqui). Deus é de perto e não de longe. E eu O sinto bem pertinho, em cada momento, em cada situação. 

Agora que compartilhar algo que me aconteceu semana passada. Bom, eu passei alguns dias com minha família em Pinheiros/ES e quando eu voltei de lá na segunda, vivi algo que nunca havia acontecido comigo. Mas antes quero dizer que sempre que saio de carro eu faço uma oração, suplicando a proteção de Deus na estrada. Tantas pessoas têm a vida ceifada no trânsito, né? Muito triste. E naquele dia eu orei e segui viagem. Eu sou sempre muito cuidadosa, sempre ultrapasso quando vejo que realmente há condições para tanto. Porém, naquela segunda-feira (eu não sei se foi excesso de preocupação, distração com algumas coisas, sei lá) fui ultrapassar, em uma reta, um caminhão e dois carros e, de repente, do nada, me deparei com um carro branco em alta velocidade. Ele logo jogou farol alto para alertar que a ultrapassagem não era devida naquele momento e que poderia acontecer o pior. Eu já estava na metade da ultrapassagem. Olhei pelo retrovisor e vi que não dava mais para retroceder. Segui em frente. O coração acelerou e na hora não pensei em outra coisa senão jogar o carro para a direita e me enfiar entre o caminhão e um dos carros de passeio. Quando vi já estava lá, entre os carros. Meu coração parecia sair pela boca, mas apenas agradecia, agradecia e agradecia! Naquela hora eu vi um livramento tão tremendo que não sei explicar. Não tinha visto o carro na contramão. Não vi nada! E ele se aproximando, aproximando... Cheguei em casa e encontrei o Evandro. Comentei com ele e ele pediu para eu ter mais cuidado. Eu sempre tenho muito cuidado, mas naquele dia eu não sei explicar, foi algo que parecia ter fugido do meu controle. Mas, enfim, até hoje eu agradeço por isso. Sei que fui imprudente, me distraí, e não enxerguei o perigo que estava vindo em minha direção. Mas naquela hora foi a mão de Deus que me puxou para a direita e me livrou da morte. Era como se eu tivesse ganhado na mega sena. 

Pois é, leitor, eu sempre agradeço. Claro, sou falha, sou irritadinha e muitas vezes não faço por merecer. Aliás, nunca faço por merecer! Sou extremamente falha, mas sei que Deus nunca me abandona. 

E hoje, diante das intempéries que me chegam, eu lembro de Sansão. A Bíblia diz que Sansão era um homem que possuía uma força descomunal, inclusive, imaginava que sua força estaria em seu cabelo, mas sua força estava no Senhor (entenda aqui). E é disso que quero lembrar. Muitas vezes, nós, nos dias atuais, colocamos nossos problemas para homens resolverem e imaginamos que o poder em resolver nossas querelas esteja naquelas mãos. Não podemos esquecer que o poder é dado por Deus e a Ele devemos levar nossos problemas. Não que devemos deixar tudo a la vontê, como diz minha mãe...rsrs . Não é isso. Façamos o que temos que fazer e deixemos  Deus agir. Confiar no Senhor é deixá-lo escrever a nossa história da forma que Ele achar melhor. 

E eu preciso fazer isso. E eu quero fazer isso. Depois que passei a pensar dessa forma, vejo o quanto minha ansiedade melhorou. E na próxima semana terei um embate. Mas não serei eu a combatente. Será Ele. E eu confio no melhor que Ele tem pra mim e pra minha família. 

Deixo então um versículo da Bíblia que diz assim: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7). E assim quero terminar mais uma tarefa que a mim Deus enviou. E eu creio. E vencerei.

É isso. Agora são 05:31. Não vou corrigir este texto. Caso encontre algum erro, desconsidere. Foi emoção pura. É Deus comigo!

Fique com Deus, leitor. Essa é a melhor das companhias.

Forte abraço, 

Ange. 

p.s.: deixo abaixo duas canções  que escutei muito enquanto redigia este texto:




Nenhum comentário: